quarta-feira, maio 23, 2007

Sarkozy quer tratado simplificado e Turquia de fora da UE


O presidente francês esteve esta quarta-feira em Bruxelas, para a primeira visita às instituições europeias, desde que chegou ao Eliseu. Nicolas Sarkozy foi acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros e do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bernard Kouchner e Jean Pierre Jouyet, respectivamente.
Teve uma reunião de trabalho com o presidente da Comissão, Durão Barroso, que terminou numa conferência de imprensa. Repetiu a sua proposta de uma nova versão, mais curta de de tratado constitucional. "Só há uma possibilidade de solução para o impasse constitcional, é o tratado simplificado", disse Sarkozy.
Realçou a necessidade de agir depressa, recordando que a França promete um novo empenhamento no processso de construção europeia. Afirmou-se ainda convicto que o eleitorado francês votará favoravelmente uma proposta simplificada de tratado que previlegie a reforma das instituições.
Anunciou a apresentação de iniciativas francesas no Eurogrupo, para devolver consistência à economia comunitária e à economia francesa. E tal como se esperava, reafirmou a oposição francesa ao recomeço das negociaçoes para a adesão da Turquia à União Europeia. "A Turquia não tem lugar na União Europeia", disse.

Nenhum comentário: