domingo, abril 23, 2006

Cidade nos Estados Unidos divide escolas por raça


da Ansa, em Washington

Uma cidade do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, aprovou uma lei que divide os distritos escolares em Omaha por raça. A decisão provocou várias críticas e advertências sobre a volta da segregação racial no país, seguidas de pronunciamentos segundo os quais a medida se opõe à Constituição federal.

A iniciativa separa o sistema de escolas públicas de Omaha, uma cidade de 400 mil habitantes, em três distritos, um branco, outro de maioria negra e outro predominantemente latino.

A medida foi aprovada por 31 a 16 votos. Aqueles que votaram a favor são 30 parlamentares brancos conservadores e Ernie Chambers, o único representante negro do sistema unicameral de Nebraska, que não representa nenhum partido.

Chambers, que no passado participou de campanhas contra o apartheid na África do Sul, afirmou que a medida permitirá que os grupos minoritários tenham maior autonomia para educar seus filhos.

O senador insistiu que não pretende criar um "sistema de exclusão", mas sim um que dê oportunidade para a comunidade negra decidir sobre a educação de seus filhos.

Nenhum comentário: