O senador democrata do estado de Wis-consin, nos EUA, Russ Feingold, apresentou ao senado um projeto de lei que visa censurar Bush por ordenar que novos grampos domésticos e outros métodos de espionagem de civis sejam realizados sem que haja mandato judicial.
Referindo-se à iniciativa cerceativa aos direitos civis, lançada pelo presidente como parte do Ato[anti]-Patriótico, o senador relatou que “Bush quebrou a lei e violou a constituição ao autorizar que a NSA (Agência de Segurança Nacional, em inglês) conduza espionagem sem mandato judicial”, por isso “o Congresso deve responder”.
“Uma censura formal pelo Congresso é um primeiro passo responsável e apropriado para assegurar ao público que quando um presidente pensa que pode violar qualquer lei sem conseqüências ele está errado”, explica o projeto de lei Feingold.
Temendo que o projeto entre em vigor, a casa branca vetou de imediato a resolução, alegando que a mesma tem “motivações políticas”. Ademais, muitos dos senadores presentes, incluindo democratas, não quiseram opinar sobre o projeto pois não o haviam lido, algo que é recorrente no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário