quarta-feira, agosto 06, 2008

Ucrânia: tropas da Otan são recebidas a pedradas

 

Centenas de manifestantes ucranianos tentaram impedir, com paus e pedras, um exercício militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Criméia, sul do país, no dia 24 do mês passado.

Os cidadãos conseguiram bloquear brevemente três blindados, subindo em cima deles, segundo imagens transmitidas pela rede de TV Canal 5.
Os militares dispararam granadas sôni-cas contra os manifestantes. Duas pessoas ficaram feridas, entre eles um deputado comunista, segundo Canal 5. A Ucrânia não faz parte da Otan, que organizou o exercício apelidado de “Brisa do Mar”.
Os manifestantes estiveram acampados na região das manobras desde antes do início dos exercícios, no dia 14 de julho.
Em um dos dias de protesto, os manifestantes realizaram uma “marcha naval” com uma dezena de barcos e lanchas ao longo da costa exibindo bandeiras e faixas contra a Otan.

O exercício “Brisa do Mar” terminou no dia 26 de julho e foi necessário a aprovação de uma lei especial do Parlamento para autorizar a permanência, durante 25 dias, em território ucraniano de mil militares norte-americanos e de outros países. A Otan vai decidir em dezembro se inclui a Ucrânia.

Nenhum comentário: