quarta-feira, abril 29, 2009

Metade das federais já aderiu ao Enem

29 de abril de 2009 | N° 15954 Zero HPRA

NOVO VESTIBULAR

 

Com o processo unificado, candidatos já têm opções de cursos em 12 cidades no Estado

Três das seis universidades do Rio Grande do Sul já aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de ingresso em 2010. É o fim do vestibular tradicional nas federais de Pelotas (UFPel), do Pampa (Unipampa) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Juntas, as instituições já oferecem aos estudantes cursos em 12 cidades gaúchas.
Nas três instituições do Estado, a participação no sistema unificado de seleção (com provas marcadas para 3 e 4 de outubro) foi aprovada com a maioria dos votos. Mas não agradou a todos. Vestibulandos de Porto Alegre, que têm a UFCSPA como principal opção ao curso de Medicina, tentaram evitar a mudança, com um abaixo-assinado.
– Isso não é justo. A mudança não poderia ser assim tão rápida – reclamou Julia Silveira Martha, 19 anos.
Entre as principais preocupações dos estudantes está o desconhecimento do novo conteúdo. Em frente à universidade, o grupo que promoveu a manifestação também disse entender que o processo da UFCSPA já estaria em andamento com a divulgação das leituras obrigatórias no site, o que foi contestado pela reitora Miriam da Costa Oliveira.
– Encaro com naturalidade a reação dos estudantes, que é justa. Mas vai passar. Eles devem continuar estudando. O Enem não exige preparação extra – disse Miriam, destacando que a universidade não mudou as regras, e a leitura feita até agora não prejudicará nenhum candidato.
Ao anunciarem a decisão na sexta-feira, a Unipampa e a UFCSPA cumpriram o prazo do Ministério da Educação (MEC), que pediu a posição das federais até amanhã. Com isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela elaboração e aplicação do exame, terá seis meses para promover as mudanças que prometem ampliar o conteúdo do Ensino Médio na prova, que passa de 63 para 200 questões objetivas e uma redação.

O perfil das instituições

UFCSPA

- O campus está no centro da Capital. Oferece 368 vagas para sete cursos da área da saúde, entre eles o de Medicina, avaliado pelo MEC como o 1º no Estado e 2º no país. Na instituição, é possível cursar também Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia.

Informações: www.ufcspa.edu.br

A UFPel

- Os campi estão na cidade de Pelotas, no sul do Estado. Com mais de 50 cursos, está entre as maiores do Rio Grande do Sul. Entre as opções, o curso de Medicina é o mais procurado. O curso de Meteorologia e o de Música são destaques. No verão de 2009, ofereceu 2.176 vagas, sendo 87 para o programa de avaliação seriada (Pave). Informações: www.ufpel.edu.br

Unipampa

- É a mais jovem universidade federal do Estado. Oferece 2.060 vagas em 10 cidades gaúchas: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Há cursos de Geofísica e Tecnologia em Aquicultura (únicos no Estado). As engenharias oferecem mais opções no campus Bagé, e os cursos da saúde estão em Uruguaiana.

Informações: www.unipampa.edu.br

Indefinidos no Estado

> A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deve decidir até o final de julho pela adesão parcial do exame.

> Rio Grande (Furg) e Santa Maria (UFSM) ainda não definiram como procederão neste ano.

Nenhum comentário: