segunda-feira, abril 07, 2008

“Nas colinas vermelhas da Geórgia...”


Correio Geográfico – Abril 2008 - Número 21 - Projeto de Ensino de Geografia
Demétrio Magnoli
“Como todo mundo, eu gostaria de viver uma longa vida. A longevidade tem sua importância. Mas não estou preocupado com isso agora. Só quero cumprir a vontade de Deus. E Ele me permitiu subir a montanha. E eu vi lá de cima. E enxerguei a terra prometida. Posso não chegar lá com vocês. Mas quero que saibam que nós, como um povo, chegaremos à terra prometida. E
estou feliz essa noite. Não estou preocupado com nada. Não temo nenhum homem.”
Martin Luther King pronunciou essas palavras na noite de 3 de abril de1968, no Templo Mason, em Memphis, no Tennessee, naquele que foi seu último discurso. As suas referências à morte estavam ligadas à ameaça de um atentado contra o avião no qual viajara horas antes. No fim da tarde do dia seguinte, King foi alvejado a tiros por James Earl Ray na sacada do motel Lorraine, que hoje abriga o Museu Nacional dos Direitos Civis.
O discurso derradeiro organiza-se, como todos os demais, sobre uma rede de relações entre os direitos do povo e a salvação religiosa. A “terra prometida” tem um duplo sentido: é, literalmente, a salvação no outro mundo e, metaforicamente, a salvação nesse mundo, pelo cumprimento da promessa de igualdade política. O “povo” também tem dois sentidos, um cristão (o povo de Deus) e outro nacional (o povo dos cidadãos). Mas não há no termo o significado atribuído a ele, antes e depois de King, por tantos líderes negros americanos. O povo do homem que tombou em Memphis há 40 anos não era a “nação dos afro-americanos”.
Na densa história da retórica americana, os discursos de King ocupam um lugar especial. Ninguém conseguiu transitar melhor que ele entre as referências cristãs e as referências políticas. Esse movimento da palavra faz de King um intérprete clássico da aventura histórica dos Estados Unidos.
Em Washington, diante de uma multidão reunida no Lincoln Memorial, no 28 de agosto de 1963, com apenas 33 anos, King pronunciou seu discurso mais célebre, que figura como modelo de sua retórica e da concepção que animou o movimento pelos direitos civis. “I Have a Dream” é um diálogo com os ideais proclamados pelos fundadores da nação americana. Abraham Lincoln é o primeiro interlocutor, na passagem de abertura que joga com os pólos da luz e da escuridão:
Cem anos atrás, um grande americano, sob cuja sombra simbólica estamos agora, assinou a Proclamação de Emancipação (…). Aquele decreto momentoso chegou como um grande farol de luz e esperança para milhões de negros escravos (…). Ele chegou como uma alegre alvorada para encerrar a longa noite do seu cativeiro. Mas cem anos depois, os negros ainda não são livres. (…) Cem anos depois, os negros ainda definham nas margens da sociedade americana e se descobrem em exílio na sua própria terra.
O “exílio”, que remete à Bíblia, tem um profundo conteúdo político e programático. A discriminação racial “exila” os negros, convertendo-os em estrangeiros. A conquista dos direitos civis é um retorno do “exílio”, a volta dos negros à “sua própria terra”. Contra uma tradição pontuada por líderes negros que olhavam o mundo pelas lentes da raça e imaginavam-se como
componentes de uma nação africana no exílio, King estava dizendo que os negros são americanos, não “afro-americanos”. Ele se preparava paraconectar o movimento pelos direitos civis à Revolução Americana de 1776: Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e da Declaração de Independência, estavam assinando uma nota promissória da qual são herdeiros todos os americanos.
Essa nota era uma promessa de que todos os homens – sim, homens negros tanto quanto homens brancos – teriam garantidos os “inalienáveis direitos” à “vida, liberdade e busca da felicidade” (…). Mas no lugar de honrar essa sagrada obrigação, os Estados Unidos deram às pessoas negras um cheque ruim, um cheque que voltou com a inscrição “fundos insuficientes”. É um chamado à luta – mas à luta para refundar a nação sobre o alicerce erguido por seus fundadores originais: “Nós nos recusamos a crer que o banco da justiça está falido”.
King alerta contra o perigo de “beber na taça da amargura e do ódio” e descreve seu sonho, que “é um sonho profundamente enraizado no sonho americano”. A descrição aparece, então, como uma citação da Declaração de Independência – que é, por sua vez, uma declaração política imantada na rocha do conceito dos direitos naturais: Eu tenho o sonho de que um dia essa nação se erguerá e viverá o verdadeiro sentido de seu credo: “Nós sustentamos como verdade autoevidente que todos os homens foram criados iguais”.
O clímax chega como uma torrente de imagens e remissões pela qual os cenários do “Sul Profundo” dos Estados Unidos transfiguram-se em visões de salvação e redenção. No sonho “um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos serão capazes de sentar-se juntos na mesa da irmandade” e “lá no Alabama, pequenos meninos e meninas negras serão capazes de dar as mãos a pequenos meninos e meninas brancas como irmãs e irmãos”. Nesse dia, “todos os vales serão elevados e todas as colinas e montanhas serão rebaixadas, os lugares ásperos se tornarão lisos e os lugares sinuosos se tornarão retos”.
A síntese é por demais conhecida, mas deve ser repetida: “Eu tenho o sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação na qual não serão julgados pela cor da sua pele mas pelo conteúdo de seu caráter”. O homem que morreu há 40 anos sonhava com o dia em que a palavra raça seria apagada da linguagem e da vida.

Editora Moderna

Correio Geográfico – Abril 2008 - Número 21 - Projeto de Ensino de Geografia

Nenhum comentário: