domingo, junho 25, 2006

O islamismo sufista

O islamismo sufista
Colégio Maria Auxiliadora
Nome: Giuliano Ransolin (giuliano89@terra.com.br)
Turma:231
Numero:15



Introdução

No desenvolvimento desse trabalho realizado com o apoio dos atuais meios de comunicação será abordado islamismo sufista com ênfase na sua relação com a política e também será possível conhecer um pouco da sua historia.

Atualmente existem muitos conflitos principalmente no oriente médio relacionados com as religiões, por isso será necessário conhecer as religiões envolvidas para entender esses conflitos.

No entanto o islamismo sufista tem pouca ligação com a política se comparado com o islamismo sunita e xiita por essa razão não foi possível encontrar muitas informações verídicas sobre sua relação com a política.



O sufismo e a politica



Os muçulmanos se dividem em dois grandes grupos principais, os sunitas e os xiitas. Os sunitas. São os seguidores da tradição do Profeta, continuada por All-Abbas, seu tio. Calcula-se que 84% dos muçulmanos sejam sunitas. Para eles, a autoridade espiritual pertence à comunidade. Os xiitas (16% dos muçulmanos)também possuem sua própria interpretação da Sharia. Seu nome deriva da expressão "shi at Ali", partido de Ali, que foi marido de Fátima, filha de Maomé. Seus descendentes teriam a chave para interpretar os ensinamentos do Islã. A rivalidade entre sunitas e xiitas é exacerbada com a revolução no Irã, liderada pelo Aiatolá Khomeini, de linha xiita.

Uma corrente das mais antigas, a sufista, surge no século IX e é a mais mística do Islamismo. Os sufistas enfatizam a relação pessoal com Deus e praticam rituais que incluem danças e exercícios de respiração para atingir um estado místico. São membros praticantes do sufismo os faquires da Índia e outras regiões da Ásia, e os dervixes, da Turquia. Historicamente, o Islamismo tem sido marcado pelo surgimento de movimentos, grupos e correntes de maior ou menor envolvimento político, de linhas fundamentalistas (conservadora) ou moderna.

No século IX, formou-se um movimento místico no seio do Islamismo, denominado Movimento Sufi. A palavra suf deriva de uma roupa de lã que era muito usada pela população pobre e também pelos ascetas, que deram origem a essa facção.

O Sufismo não tem o caráter político das outras correntes islâmicas e prioriza o caráter religioso. Em seus preceitos, mesclam-se elementos do Budismo, do Hinduísmo e até da religião grega antiga e do Cristianismo.

Dentro do sufismo, existe a seita dos Dervixes, fraternidade de religiosos surgida entre os séculos 12 e 13. Seus rituais variam: em algumas ordens, limitam-se à repetição de frases sagradas, semelhantes a mantras, que podem ou não ser acompanhadas de música.

Em outras, é usada uma espécie de dança - a chamada Dança dos Dervixes - que consiste em rodopios rápidos e violentos, em escala ascendente, que culminam num transe hipnótico, o qual permite um contato mais “direto” entre o fiel e a sabedoria de Alá.






Conclusão


Durante a realização desse trabalho pode-se observar que o clã sufista do islamismo não tem grande envolvimento com os confrontos políticos e religiosos do oriente médio.

Também foi possível observar que a parte sufista tem o menor numero de fiéis e que esses fiéis entram em transe para ter um contato mais direto com Ala.

Assim como ficou mais explicito ainda que existe uma certa xenofobia principalmente dos paises norte-americanos e europeus em relação as religiões do oriente médio, pois todas as noticias que chegam ao nosso país são distorcidas para denegrir a imagem desse fiéis e suas respectivas religiões.

Embora não tenha obtido muitas informações creio que esse trabalho de pesquisa atendeu todos os requisitos propostos pelo orientador desse trabalho.




http://guruweb.cidadeinternet.com.br/religioes/islamismo_3.asp

www.wikipedia.org

Nenhum comentário: